Cortinas ou persianas: descubra qual a melhor opção


Não existe regra dizendo em que caso é melhor usar cortina ou persiana, por isso confira algumas vantagens e desvantagens de cada tipo



Na hora de escolher entre cortinas ou persianas, a primeira coisa que deve ser levada em conta é qual a função que queremos dar a esse elemento. Privacidade, bloqueio ou redução de luz, isolamento térmico, acústica ou será um simples elemento decorativo? Hoje em dia há muitas novidades no mercado que permitem aliar a função que buscamos ao estilo estético que mais gostamos.

Não existe uma regra dizendo em que caso é melhor usar cortina ou persiana, é uma escolha pessoal. Confira algumas vantagens e desvantagens de cada tipo:



Cortinas

Uma das desvantagens da cortina é que requer cuidados permanentemente, para que não perca o caimento e também a limpeza especifica de cada tecido. Normalmente, os tecidos sintéticos, como poliéster e viscose, são mais práticos e com preços mais acessíveis, podendo ser lavados em casa mesmo.

Para escolher uma cortina, devem ser considerados: tendências, cores e estilos dos móveis e acessórios que compõe os ambientes.Quem tem dúvidas quanto à cor das cortinas, deve aposta no branco. Combina com qualquer ambiente e qualquer cor de parede. O ideal é que a cortina fique neutra, sem chamar atenção.

O comprimento das cortinas geralmente devem ser rentes ao chão ou até 1 ou 2 cm maior que a altura, ficando arrastando no chão. As cortinas curtas só devem ser utilizadas em ambientes em que há um móvel próximo à janela.



Persianas

As persianas não precisam preencher toda a parede, do piso ao teto, o ideal é que cubram apenas a superfície envidraçada.

Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, de madeira, alumínio, PVC ou tecido, das mais diversas cores e tamanhos. Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira. Uma forte tendência são as persianas de madeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário