Persianas: Como manter lindas e sempre novas

Persiana (também chamada de estore ou veneziana), é um artigo decorativo utilizado na parte interna de janelas ou portas para vedar a entrada de iluminação ou controlá-la parcialmente quando desejado; as persianas podem ser também consideradas como um tipo de cortina. Também tem função térmica: podem bloquear entrada indesejada de calor no verão e manter o calor em clima frio. Em ambos os casos, reduzem a luz em grau variado, dependendo do design.

MODELOS E MATERIAIS

Atualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, que permitem que se crie os mais diversos ambientes, românticos, modernos. Existem modelos feitos de alumínio, madeira, PVC, tecidos, bambu, em forma de lâminas horizontais ou verticais, retas ou onduladas, painéis ou até parecidas com uma sanfona atualmente há uma grande quantidade de materiais, texturas, formas, cores e modelos de persianas, que permitem que se crie os mais diversos ambientes, românticos, modernos. As persianas internas podem ser horizontais (com as lâminas de alumínio) ou verticais (de tecido poliéster ou PVC). O modelo de tecido é empregado para deixar o ambiente claro, porque a luz solar entra de maneira mais uniforme. O modelo em tecido também pode ser emborrachado, que impede a passagem da luz, por isso é mais indicado para ser colocado em dormitórios. A persiana em PVC deve ser instalada na cozinha, porque é mais fácil para limpar a gordura exalada de frituras.

DICAS DE DECORAÇÃO:

HORIZONTAIS: Indicadas para uso residencial e comercial, as Persianas Horizontais caem bem em qualquer ambiente. Possuem uma gama enorme de padrões e cores, podendo ser de Alumínio 16, 25 ou 50mm ou Madeira em 25 e 50mm. As Persianas Horizontais podem dar um
toque colorido para complementar qualquer tipo de decoração , além de proporcionar grande controle de luminosidade para seu ambiente. Ótimo custo x beneficio.

VERTICAIS: Indicadas para uso residencial e comercial, as Persianas Verticais caem bem em qualquer ambiente. Possuem uma gama enorme de padrões e cores, podendo ser Polyester, Juta, PVC, Alumínio. Acompanhadas ou não de Bandô as Persianas Verticais dão o toque final em sua decoração além de proporcionar grande controle de luminosidade para seu ambiente.

ROLÔ ou Rollux: Elegante e Simples, a Cortina Rolô chama atenção, este tipo de cortina é muito requisitada por arquitetos e decoradores, provoca um efeito “Clean” valorizando sua decoração. De fácil manuseio e limpeza as Cortinas Rolo são um sucesso. Também nas opções Translúcidas e Black-Out. Podem ser motorizadas.
Lançada no Brasil há pouco mais e dez anos, hoje indispensável na arquitetura contemporânea. Aliando tecnologia e inovação, as características são perfeitas até para janelas com grandes áreas de vidros. Suas linhas retas e discretas ajustam-se perfeitamente á arquitetura moderna e á decoração interna. Amplas coleções de telas colares, proporcionam o nível de escurecimento ideal e o máximo controle solar, sem obstruir a vista. Rolos com tecidos Blackout são a combinação ideal para o controle radical de luminosidade em home-theaters, auditórios e suítes. E o acionamento pode ser com correia ou motorizada

ROMANA: A grande novidade do momento, a Cortina Romana disponível em diversas opções de tecido inclusive black-out, valoriza seu ambiente. Nas opções Romana Single e Romana Plus podem ter acionamento monocontrole. Proporciona charme e elegância ao ambiente .

MADEIRA: Sucesso absoluto as Persianas de Madeira trazem além de beleza excelente conforto térmico, disponível em laminas de 25mm ou 50mm com ou sem fita podendo ser motorizadas. Consulte também opção em madeira sintética com valor bem acessível. Combina com janelas sofisticadas e decoração clássica.

BANDÔ PARA PERSIANAS VERTICAIS


Na verdade existe uma infinidade de modelos, as eu colocarei mais nas próximas postagens .

MANUSEIO

Para melhor uso de sua persiana, sempre antes de acionar as cordas para o recolhimento, gire as lâminas para que fiquem entre-abertas.

LIMPEZA:

Com o passar do tempo os ácaros, pó e mesmo a poluição do dia-a-dia, vão se decompondo e acumulando em torno de pequenos detalhes de suas persianas, as vezes imperceptíveis aos seus olhos.
Mas ao longo do tempo o ambiente já não se torna tão agradável e saudável para as pessoas que ali passam grande parte do seu dia.
Para que não aconteça esse desgaste é necessário a limpeza e manutenção de suas persianas para que elas sempre permaneçam limpas e contribuindo assim para um ambiente agradável.

- Faça regularmente a limpeza das lâminas de sua persiana, usando um espanador ou aspirador de pó.
- Ao efetuar a limpeza periódica das laminas de sua persiana, faça-o sempre no sentido longitudinal da mesma.
- Para uma melhor conservação e maior durabilidade dos componentes internos (mecanismo) de sua persiana, lubrifique-os periodicamente com vaselina vegetal.
- Em hipótese alguma use Vaporetto para efetuar a limpeza de sua persiana, qualquer que seja o material da mesma.
- A cada período de 2 a 3 anos, faça a lavagem de sua persiana, o que proporcionará uma maior durabilidade à mesma, não esquecendo que para isso, você deverá contratar uma empresa especializada e idônea.

A lavagem não retira:
- Desgaste do tempo (Cor Amarelada)
- Graxa (Parcialmente)
- Ferrugem (Parcialmente)

Obs.: Nas cortinas em fibra natural não aconselhamos a utilização de métodos de limpeza que se utilizam de água, pois as fibras perdem a maleabilidade e textura original. (Aconselhamos o método de aspiração).
Depois de alguns anos de uso, é comum essa cortina ficar manchada e encardida. Reverta o aspecto esfregando as pás com um pano embebido em álcool. Nos fios, aplique graxa líquida branca e, nos cordões, passe parafina.

Fonte: EuQueVi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário